MUSEU DA ARTE SACRA DA SÉ

O Museu de Arte Sacra ou Tesouro da Sé encontra-se instalado no edifício histórico, onde terminou os seus dias a famosa Escola de Música da Sé de Évora, que projetou a cidade para além das fronteiras. O edifício foi requalificado entre 2007 e 2008, por mãos do Arquiteto João Luis Carrilho da Graça, com a finalidade de acolher o Tesouro da Sé. Por si mesmo o edifício, carregado de história, é um objeto de elevado interesse museológico, pois mantem a estrutura original típica de uma escola/internato, construído para acolher os Moços do Coro da Sé de Évora. Por sua vez, o Tesouro da Sé integra um valioso espólio de peças de arte, que nos transmitem a memória religiosa e cultural do nosso povo, toda ela de matriz cristã. Desde o séc. XIII ao séc. XX, arte e fé deram as mãos para transmitir sentimentos e valores, capazes ainda hoje de mobilizar uma cultura fraterna, solidária e plural. Da produção artística aí exposta sobressai a pintura, sobretudo de artistas da Escola de Évora, a escultura, a ourivesaria e a paramentação, que fazem deste Museu um dos mais valiosos da cidade e ao sul do país. Atenção especial merecem as artísticas e valiosas peças, autenticas joias, do Santo Lenho com a relíquia da Santa Cruz e a Virgem do Paraíso ou Virgem Abrideira. São peças únicas em Portugal, que merecem visita obrigatória.

Artigos museológicos e exclusivos do Museu
da Arte Sacra da Sé.